domingo, 10 de outubro de 2010

Fones de ouvido: diversos modelos para diversas ocasiões

Analisamos vários tipos de fones. Descubra qual deles é o melhor para você, sem deixar de lado a preocupação com a sua audição
 
Se você é daqueles que sempre escutam música alta, cuidado, a saúde do seu ouvido pode estar em risco.De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 280 mil pessoas em todo o mundo sofrem com problemas auditivos, a maioria causados por excesso de ruídos. O que torna o fone de ouvido tão atraente é a possibilidade de ouvir músicas em qualquer lugar, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes. Sons acima de 80 decibéis já prejudicam a audição. Mas como controlar o limite se os aparelhos não mostram esse detalhe?
Outro detalhe que merece atenção é o tipo de fone. Hoje existem diversos modelos no mercado, como os in-ears, que são aqueles colocados dentro do ouvido, os headsets, externos e presos geralmente por cima da cabeça, e os earbuds, mais comuns e que acompanham os tocadores de mp3s. Por ficar em contato direto com o ouvido, os in-ears tem a vantagem de isolar melhor os sons externos. Porém, é preciso também um cuidado maior com esse tipo de fone.
Higiene é outro item importante. Por ser muito sensível e úmido, o ouvido é um ambiente propício para a proliferação de bactérias e a manipulação incorreta dos fones pode causar infecções no canal auditivo.
Está vendo essa caixinha aqui? Alguns fones disponíveis no mercado já vem com a tecnologia chamada "noise canceling". Por meio de um sensor instalado no próprio fone, o aparelho capta o som ambiente e o elimina, reduzindo os ruídos externos em até 70%.
Na hora de comprar um fone de ouvido, itens como frequência e vedação devem ser levados em conta. Quanto mais ampla é a freqüência alcançada pelos alto falantes, melhor é a qualidade de som. Já se ele tiver uma boa vedação, menor será será a necessidade de aumentar o volume. E não se confuda, som alto não é sinônimo de boa música.
Externos ou internos, o segredo de usar os fones de ouvido com segurança está em balancear o volume e o tempo de audição. Uma boa medida para saber se você está prejudicando a sua saúde, é perceber se as pessoas do seu lado conseguem ouvir o que você está escutando. Por isso, não se esqueça, na hora de escutar os seus hits preferidos, nada de exageros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails